quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Desfiladeiro del Cares

 Estamos nos Picos da Europa, Asturias - Espanha e no ano de 2010, e, porque recordar sabe sempre bem, irão surgindo, intercalados, postagens actuais e de tempos já passados, contudo, sempre momentos inesquecíveis, plenos de aventura e boa disposição. 

Desfiladeiro Del Cares




Entre Poncebos e Caín, palmilhamos o desfiladeiro del cares.  É um percurso de 24km ( ida e volta)  onde a imponência e beleza montanhosa nos faz agradecer a vida.
Surgem-nos a cada passo,  curvas  apertadas, grutas escavadas pelo tempo na montanha e o desfiladeiro, presenteia-nos com vistas vertiginosas. E eu, não me faço rogada, de maquina em punho capto cada momento com o entusiasmo de uma criança.



Por asfalto estreito e empoeirado, contornamos a montanha, avistamos o Rio Cares e embriagados pela beleza,  aí vamos nós em romaria, percorrer a "garganta divina" ao encontro de algum "rebeco" que tem lugar cativo por estas bandas



Este estreito e sinuoso percurso, agora turístico, foi construído entre 1945/1950,  com a finalidade de servir de acesso aos trabalhadores na construção de um canal hidráulico, paralelo ao rio Cares de modo a ligar as duas povoações, Poncebos e Caín,  uma vez que a distancia percorrida de carro entre as povoações é de cerca de 100Km, por estradas sinuosas de montanha. 
Hoje, é  sem dúvida um percurso belíssimo e impressionante. Já o concretizámos duas vezes e não me importava de o repetir... 

  

 Em cada passeio que faço descubro sempre um "deus " das montanhas que zela por nós...
Um rosto de natureza que o tempo e a erosão, moldou...


 Monumento ao Rebeco


 E estamos de novo em Poncebos, após termos feito um descanso em Caín para recuperar energia e comer algo...cansados porém felizes e prontos para outra aventura,  é hora de regressar.

4 comentários:

  1. O local é lindíssimo. Nunca lá fui...
    As fotos são muito boas.
    Um beijo, Ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Jaime. É de facto um lugar vertiginosamente belo. Fui lá duas vezes, da primeira com as "crias" rsss da segunda só nós dois.
      Um beijo e muito boa noite.

      Eliminar

  2. Que maravilla ¿verdad?
    Ese desfiladero, llamado la Garganta Divina, lo he hecho varias veces. Una de ellas me pilló la noche pasando los túneles.
    Lo dicho, tus fotos son estupendas.

    Un abrazo,

    · LMA · & · CR ·

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracias !!!
      É verdade !! Este desfiladeiro é lindo. Já o fiz duas vezes e não me canso.
      saludos

      Eliminar