quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Rota das Faias


Estacionámos o carro na EN 232 à saída de Manteigas, junto à placa indicativa do trilho que estava destinado a este dia. Um dia de outono que convidava a uma caminhada por um emblemático local, nesta estação do ano. Manteigas 


Rota das Faias

Um trilho que, se percorrido nesta estação do ano leva-nos ao encontro de um mundo dourado. 
Mais que uma caminhada, é um despertar de sentidos, uma experiência inesquecível. 
Um deleite para o olhar e um tónico para a mente. 


Manteigas

Iniciamos a caminhada e pouco tempo depois temos Manteigas a nossos pés,  as cores já prometem, 
a emoção está ao rubro e ainda agora começámos


Capela de S. Lourenço

A capela está rodeada por carvalhos e no solstício de verão é possível ver nascer o sol, a partir de Manteigas, sobre S. Lourenço 


Posto de Vigia de S. Lourenço


Ponto importante e estratégico na prevenção aos incêndios, que lamentavelmente vão destruindo o que de mais belo tem o planeta.


Pinheiro de Oregon


Bosque das Faias 

As folhas tinham atingido o ideal estado de maturação  e esperava-nos um tapete de folhas secas de tonalidades maravilhosas 


Senti-me uma fada num bosque encantado


Agradeci aos céus 


Deitei-me no almofadado manto e fotografei a copa das árvores 


Desejei quedar-me aqui para sempre...
Um lugar magico


Entretanto alguém preparava o magusto 
As castanhas abundam e é permitido colhê-las neste lugar


Quase no final do trilho encontrámos o Sr. José. 
 Um pastor muito simpático .
A conversa estava animada, mas a nós esperava-nos ainda alguns Kms e a ele, a tarefa rotineira de recolher o rebanho... despedi-mo-nos  como se sempre nos tivéssemos conhecido, adoro esta gente simples. 



 O sol já ia baixo mas a vontade de abandonar este paraíso era nula


Subitamente raios de luz rasgam as nuvens proporcionando-nos  mais um momento magico.
Agraciados, damos por terminada mais esta jornada. 

11 comentários:

  1. Gosto destas reportagens.
    Com excelentes fotos, pois claro.
    Parabéns ao fotógrafo de serviço, que creio ser o teu marido.
    Um beijo, Ana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jaime. Bom resto de domingo.
      Grata pela visita e comentário.
      Quanto às fotos, são todas registadas por mim, menos onde eu apareço, mas mesmo essas sou eu quem determina os sethings da maquina... o meu marido só dispara ahaah
      Fotografar é uma das minhas grandes paixões, muito mais do que escrever. Infelizmente o tempo é sempre curto para tanto que desejo fazer.
      Boa semana !!
      PS: estes links são de sites onde exponho as minhas fotos. :)
      https://500px.com/anasousasimes
      http://olhares.sapo.pt/pualas/

      Eliminar
    2. Ana, fui aos dois sites e fiquei abismado (mas também maravilhado) com a qualidade da fotografia que fazes.
      Parabéns pelo talento que as tuas fotos revelam.
      Boa semana também para ti.

      Eliminar
    3. Olá Jaime. Muito obrigada pelas tuas palavras. É de facto algo que adoro fazer, fotografar. Mas ainda me falta muito para me sentir realizada nesse campo se algum dia conseguirei...
      Resto de uma boa semana para ti tb.

      Eliminar
    4. Nas excelentes fotos que vi, nada faltava... És mesmo muito boa na fotografia.
      Beijo.

      Eliminar

  2. Rota das Faias - não conheço e adorei, principalmente o Bosque das Faias!!!

    Um chorrilho de elogios que deve ter feito tão bem ao teu EGO, o que escreveu o Jaime.

    Conheço a tua fotografia e sempre disse que: quando for grande quero fazer tão bem como tu.

    Todos os dias agradeço a Deus o que Ele me dá...

    Tu também tens muito a agradecer, Amiga;
    pois ter quem te leve para esses lugares maravilhosos é um "miminho de Deus".

    Um trilho que, percorrido na estação do ano que mais gosto, leva-nos ao encontro de um mundo dourado.
    Um deleite para o olhar e um tónico para a mente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tulipa. este teu comentário ( assim como o de outros ) passou-me despercebido... já me conheces... ando e "desando" e no meu caminhar vou deixando passar em branco alguns momentos.. sou eu.. tal e qual :)
      Sim já falámos deste bosque e do acesso ao mesmo... eu não me recordo de ter fotografado um outono tão bonito como aqui..
      Quanto ao Jaime, claro que sabe bem, mas falo verdade quando lhe respondo que muito ainda tenho a aprender... e ultimamente quase coloquei a fotografia de lado...
      Finalmente sim! Sou grata por ter alguém junto de mim em que a cumplicidade, nestas andanças é mais que muita. sou grata sim!
      Obrigada amiga. E um beijinho

      Eliminar
  3. Boa tarde,

    Vi o seu blog e fiquei fascinado com a beleza das fotos. Em que dia e mês passeou pela Rota das Faias? Gostava de lá ir este ano para ver esse espectáculo deslumbrante em tons dourados. Que máquina e settings usou para tirar tão belas fotos?

    Cumprimentos.

    António Caiado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia António. Muito obrigada pela visita e omentário.

      Fomos a Manteigas ( Rota das faias) a 23 de Outubro de 2015. Tencionamos repetir este ano, pois tal digo, para mim é um dos lugares mais lindos para fotografar o Outono em Portugal. Entrei em contacto com o alojamento onde ficámos e fui informada que este ano a maturação das folhas está um pouco mais atrasada, devido ao calor que se tem feito sentir, tb há poucas castanhas... Aconselharam-me que visitasse em meados de Novembro. Contudo para nós esse mês não nos é possivel, além de que sei, nessas datas estão previstos diversos workshops na zona, logo mais pessoal a " compor ou descompor " a paisagem, depende do gosto de cada um... Por isso iremos de novo em meados de Outubro e creio vou ter sorte !!
      Se desejar mais alguma informação basta dizer. Desejo que faça uma visita a este lindo lugar e traga boas fotos.
      Depois partilhe :)
      Muito bom dia !!

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Boa noite António Calado. Voltei ás Faias e fiz novo post onde adiciono as coordenadas e como chegar ao bosque. Se deseja mesmo ir a este local, aconselho-o a esperar mais um pouco, pois a maturação da folha está muito atrasada... Talvez lá para Novembro seja uma boa altura para regressar... Espero ter sido útil. Boa noite .

      Eliminar